sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Um breve histórico da Ponte Hercílio Luz



FIGURA: Ponte Hercílio Luz
FONTE: http://oap.eng.br/portfolio_ibusiness/monitoramento-ambiental-da-ponte-hercilio-luz/

A Ponte Hercílio Luz está localizada em Florianópolis – SC, foi construída com o objetivo de ligar a ilha de Santa Catarina com a parte continental do estado, é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil, ela possui 821 metros de comprimento e sua construção foi iniciada em 14 de novembro de 1922 e inaugurada em 13 de maio de 1926.

O grande idealizador da obra foi o governador Hercílio Luz e o projeto de execução era de autoria dos estadunidenses Robinson e Steinmam. A ponte iria chamar-se Ponte da Independência, mas devido à morte do governador dias depois do anúncio da construção, passou a se chamar Ponte Hercílio Luz. A inauguração da ponte Hercílio Luz, ocorreu no dia 13 de maio de 1926, e o custo final da obra atingiu 14 milhões 478 mil 107 contos e 479 réis. 

No ano de 1982, a Ponte Hercílio Luz foi fechada para o transito de automóveis, tornando cartão postal da cidade. Entre os anos de 1988 a 1991, foi reaberta para o tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas, mais tarde voltou a ser interditada e tornou-se patrimônio histórico e artístico.

Após muita discussão sobre a restauração da ponte, em 2005, o Governo Federal, Governo do Estadual e a Prefeitura de Florianópolis assinaram o contrato que daria inicio restauração, com prazo máximo de sete anos. Mas a burocracia, aliada à mudança no governo do estado, fez com que as obras atrasassem.

O novo prazo de entrega da restauração da Ponte Hercílio Luz era para 2013. Mas, entra empresa, sai empresa e nada de restauração, lamentavelmente a novela continua e sem uma expectativa de final feliz, pois, atualmente novas empreiteiras rescindiram os contratos de restauração.


Você Sabia!

Apesar das várias obras rodoviárias elaboradas no governo Hercílio Luz, ele costumava visitar os municípios vizinhos montado a cavalo.


Com a Revolução de 1930, para conter o avanço dos getulistas foram retiradas as tabuas da cabeceira da Ponte Hercílio Luz, para que não conseguissem tomar a capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário